Random Image

 

Unidade de Metabolismo Lípidico de Ruminantes (MLR)

Laboratório de Sistema de Produção Animal - CIISA

 

A unidade de MLR é um laboratório criado no Laboratório de Sistemas de Produção Animal do CIISA, e tem como principal objectivo o estudo do metabolismo lipídico dos ruminantes e seu reflexo na qualidade e composição dos produtos edíveis (carne e leite). Está particularmente vocacionado para realizar experimentação em metabolismo ruminal, com caracterização detalhada de lípidos microbianos e intermediários da bioidrogenação, incluindo a identificação estrutural de novos ácidos gordos e elucidação de vias metabólicas. Por este facto, mantemo-nos em estado de constante procura de respostas a desafios metodológicos, e a implementação e desenvolvimento de novas abordagens para a análise detalhada de ácidos gordos em matrizes complexas de várias origens. Apesar de estarmos muito focados no metabolismo lipídico dos ruminantes e nos seus alimentos (pastagens, fenos e silagens), desenvolvemos investigação colaborativa em muitos outros grupos animais (mamiferos, aves, peixes, e mesmo invertebrados).

 

A unidade de MLR está equipado com um cromatografo gasoso com detector de ionização de chama (GC-FID), Shimadzu GC-2010 Plus de 2012, e um cromatografo gasoso acopolado a um detetor de espectrometria de massa (quadrupolo, com modo de ionização electrónica e química, Shimadzu GC-MS QP-2010 Plus de 2010). Temos ainda interrelações especiais com o laboratório de análise de lípidos da ex-EZN, onde tudo começou para nós, e onde está disponível um equipamento de cromatografia gasosa acoplado a um detetor de espectrometria de massa (ion trap, Varian Saturn 2200 GC-MS/MS, com capacidade de realizar ionização química com líquidos), que permite a aplicação de técnicas avançadas de análise estrutural de ácidos gordos, nomeadamente a técnica de CACI-MS/MS (covalent adduct chemical ionization tandem mass spectrometry). 

 

 

gc

 

GCMS

GC-FID Shimadzu GC-2010 Plus

          

Shimadzu GC-MS QP-2010

 

 

No âmbito do projeto de investigação (PTDC/CVT/120122/2010) a decorrer na unidade de MLR foram adquiridas três malatas "Serra da Estrela". São aqui apresentados os novos elementos do nosso laboratório:

 

malatas

 

   


 

 Actuais membros da equipa da unidade de MLR: 

 

eu

    

      

Rui Bessa (Prof. associado)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Licenciado em Medicina Veterinária (ESMV-UTL), Mestre em Produção Animal (FMV-UTL/CIHEAM) e Doutor em Ciências Veterinárias (2001). Assistente conv. do ICBAS (1997 a 1999), Assistente de Inv (1999 a 2001) e Investigador Auxiliar (2001-2008) na EZN-INIA (INIAP/INRB). Prof. Convidado da EUVG de 2001 a 2008. Prof. Auxiliar da FMV-UTL desde 2008.

 

 

 

Susana Alves

  

 

 

Susana Alves (Pós-Doc)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Licenciada em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutorada em Ciências Veterinárias em 2011 pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), realizou o trabalho experimental de doutoramento no Laboratório de Metabolismo Lipídico da ex-EZN. Bolseira de Pós-Doutoramento no CIISA-FMV desde janeiro de 2012. Os principais interesses centram-se no desenvolvimento de metodologias analíticas e identificação de novos ácidos gordos e outros lípidos estruturais através de técnicas de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Está focada também no estudo da composição e ocorrência de plasmalogénios em ruminantes, assim como no estabelecimento de novas vias metabólicas da bioidrogenação ruminal. 

 

Pcosta

 

Paulo Costa (Pós-Doc)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Licenciado em Eng. Zootécnica (UTAD) e em Eng. Química (ISEL). Doutorado em Ciência Animal em 2008 pela UTAD. Realizou o trabalho experimental de Doutoramento no Departamento de Indústrias Alimentares no Ex-INETI. Pos-Doc no CIISA desde Fevereiro de 2009. Coordena o Projecto entitulado "alterações na expressão genética muscular em resposta à selecção para a elevada taxa de crescimento e ao modo de crescimento(PTDC/CVT/111744/2009). Está focado no estudo dos factores produtivos que influenciam a qualidade nutricional e sensorial da carne, particularmente a sua fracção lipídica. 

 

 

alexandra francisco

 

Alexandra Francisco (Doutoramento)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutoranda no CIISA-FMV desde 2011, no doutoramento desenvolveu trabalho de investigação sob o tema "Estratégias nutricionais para aumentar a concentração de ácidos gordos bioactivos na gordura edível de borregos".  

 

 

   

Alexandra Oliveira

 

Alexandra Oliveira (Doutoranda)

Licenciada em Engenharia Zootécnica (DCA-UA), mestre em Produção Animal (ISA-UTL), encontra-se actualmente a desenvolver o seu trabalho de doutoramento (FMV-UTL) sob o tema "Utilização de algumas estratégias nutricionais na modulação da bioidrogenação ruminal com vista à melhoria do valor nutritivo da carne de ruminantes". Equiparada a assistente na ESAC-IPC desde 1998. 

 

 

Olinda Guerreiro
 

Olinda Guerreiro (Bolseira de Doutoramento)

Licenciada em Engenharia Alimentar (Escola Superior Agrária de Beja (ESA) – IPBeja), mestre em Engenharia Alimentar (ESA-IPBeja). Realizou trabalho experimental de licenciatura e mestrado no Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Litoral (CEBAL). Encontra-se actualmente a desenvolver o seu trabalho de doutoramento (FMV-UTL) sob o tema "Inclusão de Cistus ladanifer na dieta de ruminantes: Uma estratégia para melhorar o valor nutricional das gorduras edíveis". 

 

 

Monica Costa foto
 

Mónica Costa (Bolseira de Doutoramento)

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mestre em Medicina Veterinária (Faculdade de Medicina Veterinária-Universidade Técnica de Lisboa; FMV-UTL). Realizou trabalho experimental como bolseira de investigação no laboratório de nutrição da FMV-UTL, o qual se enquadrava no tema "Mecanismos moleculares que afectam a eficácia de enzimas na alimentação animal: beta-glucanases endógenas, inibidores proteicos e mini-celulossomas". Actualmente encontra-se a desenvolver o seu trabalho de doutoramento sob o tema "Modulação da bioidrogenação ruminal através da sobrecarga de ácidos gordos polinsaturados e taninos".

  



 

 

 

 

 

 

Joomla templates by a4joomla