Random Image

Arranque do Blog da LIPIDANIMAL

Caros colegas e amigos

Este é primeiro post do blog do site LIPIDANIMAL. Se o projecto for bem sucedido e contar com a vossa adesão este post  será certamente o primeiro de muitos. A ideia de adicionar um blog ao LIPIDANIMAL é incentivar todos vós a partilharem as vossas reflexões, projectos, novidades, ideias e trabalhos que vão realizando e que de algum modo envolvam lípidos e animais de interesse veterinário. O projecto do site LIPIDANIMAL em si, é mais ambicioso. Nesta primeira fase pretende-se dar uma visibilidade integrada das actividades e "expertise" nesta área científica das diversas equipas do nosso centro de investigação - o CIISA. Pretende-se ainda criar um repositório do conhecimento acumulado, que de algum modo não seja possível obter apenas lendo os artigos científicos publicados. Assim, questões metododológicas, reflexões e interrogações sobre temas específicos e mesmo já erros cometidos, serão a seu tempo partilhados. Numa segunda fase do projecto, pretende-se alargar o site a todas as equipas nacionais e internacionais que colaboram estreitamente com as equipas do CIISA. Estas equipas serão desde já convidadas especiais, com estatuto de observadoras, mas pretendemos que sejam membros de pleno direito e que o LIPIDANIMAL possa funcionar como embrião de uma rede temática. A terceira fase, já no campo do futurismo utópico, seria o LIPIDANIMAL desempenhar este papel a uma escala global. Sonhar não custa. Em todo caso, se pelo menos a primeira fase for atinginda, já valerá a pena.  

O projecto LIPIDANIMAL em rigor está a renascer. A primeira tentativa foi feita há uns 8 anos atrás, no laboratório de metabolismo lípidco da antiga Estação Zootécnica Nacional, com site www.lipidanimal.net. Os objectivos genéricos  eram os mesmos. Este site está agora offline, e na realidade nunca esteve verdadeiramente acabado e com actividade regular. Tentaremos não cometer os erros do passado. Parte das dificuldades estão ultrapassadas, desde logo a dificuldade da plataforma informática utilizada à data e falta de massa crítica - eramos poucos. 

Esta nova tentativa só terá sucesso se vocês a sentirem como útil e também como vossa. Estamos abertos a sugestões, comentários e ajuda na elaboração de conteúdos.

Add comment

People in this conversation

Comments (2000)

Load Previous Comments
Joomla templates by a4joomla