Random Image

Bolsas de Doutoramento e Pós Doc - Concurso de 2013

Saíram esta semana os resultados do concurso de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento e o resultado, como já se antecipava, foi catastrófico. Como estive envolvido como avaliador não poderei comentar detalhes da avaliação, mas de qualquer modo os sinto que devo comentar o resultado final.

Este ano a FCT teve a “infeliz” ideia de fundir a área científica de “Ciência Animal e Ciências Veterinárias - CACV” com uma subárea da área de “Agricultura e Ciências Florestais“ designada por “Tecnologia de produtos de base biológica” criando um painel de avaliação conjunto designado de “Ciência Veterinárias e Tecnologia Alimentar”. Quem quiser pode consultar as áreas e subáreas científica da FCT, aqui (Áreas Científcas FCT). Não deixa de ser estranho facto de uma subárea de outra área científica se destacar da área de origem e se fundir a uma área até aqui autónoma. Que eu saiba estas decisões não foram alvo de discussão pública e nem sequer justificadas à comunidade. Imagino que a razão se deva ao fato de o número de candidatos na área CACV estar a diminuir, o que por si só devia merecer uma profunda reflexão. De qualquer modo, o resultado final foi trágico, já que neste concurso a proporção de candidatos entre da área de CACV e a subárea de Tecnologia Alimentar foi aproximadamente 1:2 e consequentemente a proporção de avaliadores no painel conjunto também foi de 1:2. Assim, a CACV passou de uma pernada de uma área autónoma para uma secção marginal da nova área de avaliação. Olhando para os resultados e constatamos que foram atribuídas 11 bolsas de doutoramento das quais apenas 3 para candidatos da área da CACV e 8 para a subárea da Tecnologia Alimentar. No caso das bolsas pós-doc, foram aprovadas no total 4 bolsas, das quais 2 para candidatos das CACV e 2 para candidatos da tecnologia alimentar.

Um dos argumentos da FCT para justificar a aprovação de tão poucas bolsas, é a aposta nos novos programas doutorais. Mas, o problema é que não há nenhum programa doutoral aprovado em Ciência Animal e Ciências Veterinárias. Além do mais este argumento não se aplica às bolsas de pós-doc, já que os programas doutorais são para formar doutores, não para apoiar a manutenção no sistema científico dos doutores já formados.

Na área das CACV foram concedidas em 2011 cerca de 40 bolsas de doutoramento, em 2012 cerca de 30 e em 2013 são 3. Nas bolsas de pós-doc passamos de cerca de 10 nos anos anteriores para 2.

É o que temos…..

 

 

Add comment

People in this conversation

Comments (2232)

Load Previous Comments
Joomla templates by a4joomla